domingo, 13 de outubro de 2013

ESPÍRITO DE PORCO



Por acaso porco tem espírito? Os espíritas dizem que os animais não têm espírito, mas sim algo rudimentar ou em grupo, não  tenho certeza total do que é afirmado por eles.
O porco é sujo, gordo, desajeitado. Na época da escravidão, os escravos não queriam matá-lo pois acreditava-se que o espírito do animal iria atormentar o seu algoz. O fundamento disto eu sinceramente não sei, só sei que muita gente tem sim esse espírito que injustamente dizemos ser de porco. O animal é apenas mais um, que pode ser tratado por nós com zelo ou jogado na pocilga. O problema não é o porco ou seu espírito, mas sim aqueles que agem como se estivessem no chiqueiro, sem cuidar de si ou do que lhe está ao redor.
São muitos os espíritos e que fique claro aqui que isso não é um texto religioso. Uso a palavra espírito tomando licença ao uso diversificado da linguagem. Falo assim para frisar o interior de cada um. Aquilo que carregamos dentro de nós e que não é palpável, mas que pode fazer um estrago muito maior do que um soco ou algo mais violento.
Assim como o porco pode ser cuidado com zelo e higiene, devemos tratar o nosso espírito ou nossas tendências morais da mesma forma. Afinal, não somos os únicos que podemos carregar esse mal adequadamente empregado termo do espírito de porco. Muitos porcos juntos precisam de cuidados diários para não contaminar o coletivo inteiro.

Nenhum comentário: